terça-feira, 12 de julho de 2011

CASO 02 - EMPREENDEDORISMO

Os ensinamentos de Jesus são perfeitos para quem quer praticá-los nos dias de hoje visando sucesso em seus negócios. A parábola do semeador é um deles. Contada na linguagem daquele povo que o escutava, tratava de um profundo estudo comportamental, senão vejamos no trecho que se segue, retirado de Mateus 13, 20-23.

20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento; quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo. 
22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto. 
23A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”.

A semente que cai em terreno pedregoso representa para nós àqueles que procuram empreender sem nenhum conhecimento ou preparo. São pessoas que somente enxergam o sucesso dos outros com inveja. Montam o negócio mais por vaidade é porque ouviram falar que aquele negócio dava muito dinheiro. Buscam algo para preencher o tempo. Quando tem que cumprir com os compromissos assumidos não conseguem e logo desistem causando um grande prejuízo para o mercado.

A semente que caiu no meio dos espinhos são os que conseguem prosperar, mas são sufocados pelo mercado porque não tem foco. Trabalha na diversidade, atira para todos os lados e não conhece, principalmente, o seu público alvo. Perde-se desde a escolha do produto até a seleção dos colaboradores. É como se diz na gíria: “Está no mato sem cachorro”. Corre para todos os lados e nunca acerta a caça. Está perdido no meio da multidão de possibilidades de sucesso e sufocado pelo seu próprio insucesso. Pensa na riqueza que começa a brotar mas não sabe colher os frutos.

Enfim, vem a semente que cai em terra boa. Um homem de sucesso, um verdadeiro empreendedor:

1.      Sabe direcionar seus negócios, escolher com sucesso;

2.      Sabe esperar o tempo certo de plantar e de colher;

3.      Sabe planejar com sabedoria e conhecimento;

4.      Sabe reconhecer seus parceiros;

5.      Sabe despertar valores na equipe que lidera.

Esse produz frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário